segunda-feira, 12 de julho de 2010

@gabrieldud - Do que é feita a vodka ? - 06/07/2010

O início da produção da vodka data do século XIV, é um destilado obtido a partir de grãos ou tubérculos, que posteriormente é diluído em água até atingir um teor alcoólico de 40% em peso, proporção essa que se diz é a verdadeira concentração da vodka russa
Os cereais ou a batata são triturados e misturados à água. Este produto é aquecido para converter o amido em açúcar, resultando num líquido fino e doce quando então é adicionado o fermento, resultando num líquido com teor alcoólico entre 6% e 8%. Depois a destilação converte este líquido num destilado básico.

A vodka é destilada em um equipamento de destilação contínua, no qual o mosto inicial é aquecido e seus vários componentes evaporam a diferentes temperaturas. Este equipamento permite que a destilação separe todos os componentes num processo único.

A filtração é feita através de carvão ou carvão ativado por ser um material absorvente. A vodka é bombeada através colunas de carvão. Este processo é lento, chegando a demorar até 8 horas, quando a vodka então é obtida na forma brilhante e cristalina.

Finalmente, antes do engarrafamento, a vodka é filtrada através filtro de membrana que irá remover partículas minúsculas.

2 comentários:

Unknown disse...

Pô maluco..
Massa de mais aiiii...
doiiiiiidoooooo de mais...

Unknown disse...

legal bastante interessante, pra pessoas q buscam um pouco a mais sobre bebidas,não só beber mas sim conhecer!!!!

Postar um comentário