quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é e como se mede a umidade relativa do ar ?

O vapor d’água é um dos constituintes variáveis do ar atmosférico e a sua quantidade máxima é de 4% do total do volume dos gases contido nessa atmosfera. Essa quantidade pode variar de acordo com a temperatura local. A relação da quantidade de vapor que existe no ambiente em um momento a uma determinada temperatura e a quantidade máxima possível (4%) constituem a umidade relativa do ar. Essa umidade pode ser medida através de duas formulas:

A primeira através da pressão de vapor d’água onde:  UR = e / es X 100

UR – Umidade Relativa do ar
e = tensão medida de vapor d’água em mmHg (milímetros de mercúrio)
es = tensão máxima (saturação) do vapor d’água em mmHg
Multiplicado por 100 para obter a porcentagem

A segunda através da quantidade em gramas de vapor d’água por mm³.

UR =  UA / US X 100
UA = umidade atual
US = umidade máxima ou desaturação

A umidade atual pode ser medida por um higrômetro que é um instrumento que tem a capacidade de absorver a umidade de uma atmosfera. Os mais comuns são constituídos de sais de lítio onde a variação que podem apresentar na sua condutividade medida por um amperímetro fornece e umidade do ar.

Outro instrumento utilizado em menor escala é o pscicrômetro que avalia a velocidade de evaporação da água da atmosfera. Dois termômetros idênticos são utilizados sendo que um possui um termômetro de bulbo seco com a finalidade de medir a temperatura da corrente de ar a qual está exposto e outro tem o bulbo aberto e conectado a um elemento sensor mantido umedecido, com a finalidade de avaliar a queda de temperatura ocasionada pela evaporação da água e, conseqüentemente, a capacidade de secagem ou umidade relativa da corrente de ar a qual está exposto.  A partir da diferença de leitura entre os dois termômetros, e com a ajuda de uma tabela, pode ser encontrado o valor da umidade relativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário