quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é e como se mede a umidade relativa do ar ?

O vapor d’água é um dos constituintes variáveis do ar atmosférico e a sua quantidade máxima é de 4% do total do volume dos gases contido nessa atmosfera. Essa quantidade pode variar de acordo com a temperatura local. A relação da quantidade de vapor que existe no ambiente em um momento a uma determinada temperatura e a quantidade máxima possível (4%) constituem a umidade relativa do ar. Essa umidade pode ser medida através de duas formulas:

A primeira através da pressão de vapor d’água onde:  UR = e / es X 100

UR – Umidade Relativa do ar
e = tensão medida de vapor d’água em mmHg (milímetros de mercúrio)
es = tensão máxima (saturação) do vapor d’água em mmHg
Multiplicado por 100 para obter a porcentagem

A segunda através da quantidade em gramas de vapor d’água por mm³.

UR =  UA / US X 100
UA = umidade atual
US = umidade máxima ou desaturação

A umidade atual pode ser medida por um higrômetro que é um instrumento que tem a capacidade de absorver a umidade de uma atmosfera. Os mais comuns são constituídos de sais de lítio onde a variação que podem apresentar na sua condutividade medida por um amperímetro fornece e umidade do ar.

Outro instrumento utilizado em menor escala é o pscicrômetro que avalia a velocidade de evaporação da água da atmosfera. Dois termômetros idênticos são utilizados sendo que um possui um termômetro de bulbo seco com a finalidade de medir a temperatura da corrente de ar a qual está exposto e outro tem o bulbo aberto e conectado a um elemento sensor mantido umedecido, com a finalidade de avaliar a queda de temperatura ocasionada pela evaporação da água e, conseqüentemente, a capacidade de secagem ou umidade relativa da corrente de ar a qual está exposto.  A partir da diferença de leitura entre os dois termômetros, e com a ajuda de uma tabela, pode ser encontrado o valor da umidade relativa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

De onde vem o nome do Buzz Lightyear do Toy Story ?

O nome Buzz é uma homenagem a Edwin Eugene Aldrin Jr., ex-astronauta norte-americano, piloto da Força Aérea. Foi o segundo tripulante do módulo lunar Eagle da missão Apolo 11 a pisar no solo lunar em 20 de julho de 1969, mas o primeiro a urinar na lua através de um tubo. Dizem que possuía uma personalidade egocêntrica ( que também faz parte de personalidade de Buzz Lightyear ) e teria tentado convencer a NASA a ser o primeiro piloto da missão. Edwin recebeu o apelido de Buzz (zumbido) de sua irmã ainda na infância , que o chamava de Buzzer ( cigarra ), na tentativa de pronunciar “brother”  ( irmão ), apelido depois encurtado para Buzz. O alcoolismo e a depressão contribuíram para a sua aposentadoria do programa espacial americano. Buzz Aldrin esteve no Brasil em novembro de 2009, acompanhado do astronauta brasileiro Marcos Pontes, participando de um evento em Campos dos Goytacazes (RJ).

@gabrieldud - Do que é feita a vodka ? - 06/07/2010

O início da produção da vodka data do século XIV, é um destilado obtido a partir de grãos ou tubérculos, que posteriormente é diluído em água até atingir um teor alcoólico de 40% em peso, proporção essa que se diz é a verdadeira concentração da vodka russa
Os cereais ou a batata são triturados e misturados à água. Este produto é aquecido para converter o amido em açúcar, resultando num líquido fino e doce quando então é adicionado o fermento, resultando num líquido com teor alcoólico entre 6% e 8%. Depois a destilação converte este líquido num destilado básico.

A vodka é destilada em um equipamento de destilação contínua, no qual o mosto inicial é aquecido e seus vários componentes evaporam a diferentes temperaturas. Este equipamento permite que a destilação separe todos os componentes num processo único.

A filtração é feita através de carvão ou carvão ativado por ser um material absorvente. A vodka é bombeada através colunas de carvão. Este processo é lento, chegando a demorar até 8 horas, quando a vodka então é obtida na forma brilhante e cristalina.

Finalmente, antes do engarrafamento, a vodka é filtrada através filtro de membrana que irá remover partículas minúsculas.

domingo, 11 de julho de 2010

Por que os botões das camisas masculinas são colocados do lado direito e o das femininas do lado esquerdo ?







Este costume vem do tempo da monarquia, como os homens se vestiam sozinhos, o botão colocado do lado direito facilitava o abotoamento das roupas, já as mulheres como eram ajudadas por damas de companhia, que ficavam a sua frente, tinham os botões colocados do lado esquerdo, para facilitar esse trabalho. Até hoje se mantém essa característica para diferenciar as camisas de homens e mulheres.




Porque o álcool 70º GL é mais eficiente que o álcool 100º GL em um processo de desinfecção ?

Dentre os processos de desinfecção, o álcool é um dos elementos mais usados, pela sua eficiência e pelo seu baixo custo. O Álcool a 70º GL (70% álcool e 30% água) é o mais eficiente nesse processo porque os microorganismos patogênicos (que causam doenças) captam a água existente no álcool, só que junto captam também o álcool que é letal para elas. Quanto maior for a concentração do álcool e consequentemente menor for a concentração de água, menor será a sua capacidade de desinfecção. O álcool 70º GL tem ainda a vantagem de ter um baixo potencial alérgico, não ser tóxico e não deixar resíduos.